sábado, 27 de junho de 2009

Novidades nos Óscares


Na próxima cerimónia dos Óscares poderemos contar com duas novidades: uma na categoria de Melhor Filme, outra na de Melhor Canção Original.

Na primeira, o número de nomeados passará a ser 10, em vez dos 5 que tinhamos até hoje. Já foi assim nas primeiras 16 cerimónias dos Óscares, tendo essa tradição sido descontinuada. Trata-se de uma clara tentativa de despertar o interesse de mais telespectadores, pois se puderem nomear 10 filmes haverá uma maior probabilidade de nomearem sucessos de bilheteira. Não concordo com esta medida que, na minha opinião, só vai fazer com que a qualidade dos nomeados desça cada vez mais.

Na segunda, poderá nem haver nomeações. A partir de agora um painel de especialistas da academia atribuirá uma pontuação a cada canção candidata. Apenas as canções com uma pontuação média de, no mínimo, 8.25 serão nomeadas. Se isso não acontecer com nenhuma, a categoria não existirá nesse ano. Se acontecer apenas com uma, apenas essa e a com a maior pontuação seguinte serão nomeadas. Esta medida já me parece mais lógica, uma vez que fará com que os compositores tenham mais cuidado com as canções que criam.

As nomeações para a 82ª cerimónia dos Óscares serão anunciadas no dia 2 de Fevereiro de 2010, tendo a cerimónia lugar a 7 de Março do mesmo ano. Será mais tarde que o costume para não coincidir com os Jogos Olímpicos de Inverno
, que terão lugar de 12 a 28 de Fevereiro.

0 comentários: