terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Óscares 2009: Nomeações

São já conhecidas as nomeações para os Óscares 2009. Podem vê-las aqui.

Como seria de esperar,
AVATAR e THE HURT LOCKER lideram, com 9 nomeações cada um (incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador/a; THE HURT LOCKER tem ainda uma nomeação para Melhor Actor e Melhor Argumento Original).

De seguida temos
INGLOURIOUS BASTERDS com 8 nomeações (também incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador e ainda Melhor Actor Secundário e Melhor Argumento Original).

Com 6 nomeações temos
PRECIOUS: BASED ON THE NOVEL "PUSH" BY SAPPHIRE e UP IN THE AIR (o primeiro conta com nomeações para Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actriz, Melhor Actriz Secundária e Melhor Argumento Adaptado; o segundo foi nomeado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actor, duas vezes para Melhor Actriz Secundária e Melhor Argumento Adaptado).

Com 5 nomeações temos o filme
UP, que se tornou no segundo filme de animação na história do cinema a conseguir uma nomeação para Melhor Filme (sendo ainda nomeado para Melhor Filme Animado e Melhor Argumento Original).

DISTRICT 9, NINE e STAR TREK conseguiram 4 nomeações (o primeiro incluindo para Melhor Filme e Melhor Argumento Adaptado; o segundo para Melhor Actriz Secundária; o terceiro em categorias técnicas).

CRAZY HEART, AN EDUCATION, THE PRINCESS AND THE FROG e THE YOUNG VICTORIA conseguiram 3 nomeações (o primeiro incluindo nas categorias de Melhor Actor e Melhor Actriz Secundária; o segundo nas categorias de Melhor Filme, Melhor Actriz e Melhor Argumento Adaptado; o terceiro para Melhor Filme Animado e duas para Melhor Canção Original; o quarto, como é comum num filme de época, nas categorias de Direcção Artística, Guarda-Roupa e Caracterização).

THE BLIND SIDE, FANTASTIC MR. FOX, THE IMAGINARIUM OF DOCTOR PARNASSUS, INVICTUS, THE LAST STATION, THE MESSENGER, A SERIOUS MAN, SHERLOCK HOLMES, e DAS WEISSE BAND conseguiram 2 nomeações (o primeiro para Melhor Filme e Melhor Actriz; o segundo para Banda Sonora e Filme Animado; o terceiro para Direcção Artística e Guarda-Roupa; o quarto para Melhor Actor e Melhor Actor Secundário; o quinto para Melhor Actriz e Melhor Actor Secundário; o sexto para para Melhor Actor Secundário e Melhor Argumento Original; o sétimo para Melhor Filme e Melhor Argumento Original; o oitavo para Direcção Artística e Banda Sonora; o último para Melhor Filme de Língua Estrangeira e Melhor Cinematografia).

Todos os outros obtiveram 1 nomeação.

Temos aqui algumas curiosidades e surpresas:
- já referi a nomeação de
UP para Melhor Filme, sendo o segundo filme de animação a consegui-lo (o outro foi BEAUTY AND THE BEAST);
- Kathryn Bigelow tornou-se na quarta mulher a ser nomeada para o Óscar de Melhor Realizador/a, tendo as outras sido Lina Wertmüller, Jane Campion e Sofia Coppola ;

- a competição entre AVATAR e THE HURT LOCKER, tanto para Melhor Filme como para Melhor Realizador, vai ser interessante, uma vez que os respectivos realizadores, James Cameron e Kathryn Bigelow, já foram casados;
- a nomeação de THE BLIND SIDE para Melhor Filme foi uma surpresa (pelo menos para mim);
-
Penélope Cruz foi outra vez nomeada na categoria de Melhor Actriz Secundária, após ter ganho o ano passado;
- o filme
THE SECRET OF KELLS conseguiu uma nomeação para Melhor Filme Animado e, mais surpreendente ainda, GAKE NO UE NO PONYO não foi nomeado;
- o filme francês
FAUBOURG 36 conseguiu uma nomeação para Melhor Canção Original.


Saberemos os vencedores no dia 7 de Março.

0 comentários: