sexta-feira, 9 de julho de 2010

Óscares 2010: Algumas novas regras


Os responsáveis pela Academia das Artes e das Ciências Cinematográficas finalizaram as regras para a 83ª cerimónia de entrega dos Óscares.

A alteração mais significativa deu-se na categoria de Melhores Efeitos Visuais, que passará a contar com 5 nomeados em vez de 3. Tendo em conta a evolução tecnológica que se tem vindo a verificar neste campo, esta alteração faz todo o sentido.

Uma outra mudança deu-se na categoria de Melhor Filme de Animação, onde a duração exigida dos filmes candidatos passará de 70 minutos ou mais para mais de 40 minutos. Isto faz sentido, uma vez que a duração máxima das curtas-metragens que concorrem para as categorias que lhes correspondem (curta-metragem Animada, "Live-Action" ou Documental) é de 40 minutos, o que fazia com que os filmes com uma duração maior que 40 mas menor que 70 minutos não pudessem concorrer em nenhuma das categorias. Ainda nesta categoria foi acrescentada uma frase referente à técnica "motion capture", sendo que a utilização da técnica em si não é um exclusivo da animação.

As nomeações para a 83ª cerimónia dos Óscares serão conhecidas no dia 25 de Janeiro de 2011, sendo as estatuetas entregues no dia 27 de Fevereiro.

0 comentários: